terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalho de microscopia (Maritza Siqueira e João Paulo Veiga)


Microscopia óptica


No microscópio ótico, a luz que chega aos nossos olhos para formar aimagem, atravessa primeiro o objeto em estudo. Por isto, o material a ser observado não pode ser opaco. Muitas vezes, para se obter material biológico translúcido o suficiente para ser bem observado ao microscópio, é preciso preparar convenientemente o material que quer estudar. Para isto são feitos cortes muitos finos, de preferência com uma máquina, chamada micrótomo. O material a ser cortado recebe um tratamento de desidratação e inclusão emparafina que facilita o manuseio e permite que sejam cortadas fatias muito finas.

 


microscópio óptico

 

Na microscopia de luz existem vários tipos de aparelhos, os quais apresentam sistemas de lentes e filtros que selecionam um ou outro tipo de luz, diversificando as imagens formadas. Estes aparelhos são chamados microscópios especiais e são chamados: microscópio de campo claro, campo escuro,fluorescência, invertido, confocal (microscopia de varredura confocal) e depolarização.

 

Microscopia eletrônica de transmissão

No microscópio eletrônico de transmissão, forma-se uma imagem bidimensional do interior desta sobre uma tela, pela passagem de um o feixe de elétrons através de cortes extremamente finos da amostra. A imagem é formada diretamente a partir da impressão do feixe de elétrons na tela de observação, após a passagem pela amostra. Os elétrons quando são emitidos são absorvidos pelos átomos de ar, então, um tubo inteiro, entre a fonte de elétrons e o detector, é mantido sob um grande vácuo. O pequeno comprimento de onda de elétrons significa que o limite de resolução do microscópio de transmissão é de 0,0002um, sendo maior do que o de varredura.

A parte essencial do microscópio eletrônico de transmissão é uma coluna vertical a qual é percorrida por um feixe de elétrons. Na parte superior da coluna existe uma fonte de elétrons, o canhão eletrônico. No canhão eletrônico existe um gerador de elétrons que é frequentemente um filamento detungstênio. A voltagem aplicada entre o filamento e o ânodo situa-se entre 40000 e 100 000 V e provoca a aceleração dos elétrons.




microscópio eletrônico de transmissão

 

As imagens ampliadas pelas lentes projetoras sãolançadas para um anteparo fluorescente, uma chapa fotográfica ou um monitor de TV.

A imagem final obtida pode ser interpretada como eletrodensa, ou escura,quando os elétrons encontram elementos como o ferro, ósmio, chumbo ou ouro e eletrolúcida ou clara, quando os elétrons encontram-se com hidrogênio, carbono,nitrogênio ou oxigênio. Os materiais vegetais na maioria das vezes se comportam como materiais eletrolúcidos implicando na necessidade de contraste com metais pesados para se conseguir uma boa imagem.

 

Microscopia eletrônica de varredura

O microscópio eletrônico de varredura revela imagens topográficas da superfície com grande riqueza de detalhes. Este aparelho forma uma imagem tridimensional da superfície de amostras não seccionadas e a imagem é visualizada em um monitor acoplado ao microscópio, nesse caso, os elétrons "varrem" apenas a superfície externa do material biológico. Então, esse microscópio permite somente uma observação da superfície da amostra. A imagem é formada a partir de elétrons secundários que partem da amostra quando a mesma é atingida pelo feixe de elétrons. Os elétrons secundários são captados e, após passagem por um amplificador, são transformados em imagem visível em um monitor. As fotografias são obtidas indiretamente, a partir da imagem gerada no monitor. O limite de resolução nesse microscópio é de 0,02um sendo menor do que o de transmissão.



microscópio eletrônico de varredura

 

A microscopia eletrônica de varredura pode fornecer imagens tridimensionais de objetos relativamente grandes, como vermes e insetos, quantode células livres, como tecidos animais e vegetais, embriões, fragmentos geológicos em análises de granulometria e textura de solos. No entanto, o pré-tratamento das amostras é essencial para se conseguir uma boa observação da superfície podendo causar algumas alterações físicas. Por exemplo, na observação de bactérias e outros organismos vivos, o vácuo obtido da coluna de elétrons pode provocar alterações morfológicas.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário