terça-feira, 18 de setembro de 2012

A importância da osmose



Definição sobre Osmose:

Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.
   * Osmose em Vegetais:
Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacúolo que suporta certa quantidade de água. Ocorre, no entanto, outros acontecimentos como:
* Turgidez - mergulhada em um meio hipotônico, a célula tende a absorver mais do que ceder água. Com isso a célula se "enche" por alcançar volume máximo (mas não se rompe, criando a impressão de "balão") de conteúdo.
* Plasmólise - ocorre quando a célula é inserida em meio hipertônico. Neste a célula vegetal cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência "seca". Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por consequência o conteúdo do hialoplasma) e a membrana plasmática.

Equação da osmose em vegetais
Existem dois fatores que determinam a quantidade de água na célula. São eles:
  Fator osmótico: Fator que permite entrada de água na célula.
   Pressão hidrostática: Fator que faz com que a água tenda a sair, por pressionar a     membrana celulósica.
Como a quantidade de água existente na célula depende diretamente da resultante desses dois fatores, convencionou-se utilizar a seguinte equação para mostrar a entrada de água na célula vegetal:
Sc = Si + M
Onde:
 Sc = Capacidade da célula de ganhar água.

    Si = Capacidade osmótica do vacúolo sugar água.

    M = Tendência da água de sair da célula devido pressão hidroestática.

Por vezes, utiliza-se a seguinte fórmula:

D.P.D. = P.O. - P.T.

Onde:

    D.P.D. = Déficit de Pressão de Difusão.

    P.O. = Pressão Osmótica.

    P.T. = Pressão de Turgor (estado de célula túrgida).
 *Deplasmólise: célula em meio hipotônico, retorno ao equilíbrio osmótico, entrada de água na célula.

Tipos de osmose:

    Exosmose - o fluxo de água é feito do interior para o exterior;
    Endosmose - o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.
    Eletrosmose - é o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel haverá uma migração para o polo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário